Destaques |
|
||||||||||||||||||||||||
Comissão de Professores | |||||||||||||||||||||||||
Por que a representatividade? A representatividade proporciona a construção de um trabalho que, às vezes, parece lento, mas é nesse pensar e repensar, ouvir e dizer, ir e vir que as idéias são semeadas, germinadas, brotam e florescem. Com certeza, seria mais rápido e fácil, elaborarmos pacotes, portarias e resoluções, porém, esse exercício democrático não somente favorece a aquisição do conhecimento do outro, a interlocução, a integração, mas ensina-nos a colocarmos em prática aquilo que, constantemente, pedimos aos professores: “Conheça a história de vida dos alunos, parta do conhecimento deles, dê a eles voz, interaja com eles, exerça o seu importante papel de professor, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus alunos”. Há muito por fazer ainda, mas, certamente, se nada mais fosse elaborado, aprenderíamos o quanto o relacionamento órgão central, intermediário e local pode ficar mais solidificado, possibilitando o conhecimento das identidades, a constatação das realidades, o enriquecimento dos saberes, a evolução do trabalho, a transparência. Somente com a participação efetiva de todos é que o processo democrático se estabelece. Acreditamos que numa rede tão grande a proposta de trabalhar com a representatividade auxilia muito: facilita a interlocução com um número maior de professores; instaura um processo coletivo e democrático de trabalho; coloca o Órgão Central mais próximo das escolas; possibilita que as escolas discutam suas questões e se pronunciem e que, no caso, o E/DGED formule diretrizes a partir das demandas apresentadas. Veja também: :: Comissão de Professores
|
|||||||||||||||||||||||||