Aquisição da Casa Própria

Perguntas e Respostas Sobre
Carta de Crédito Associativa


Clique aqui e inscreva-se em um dos financiamentos habitacionais que a Prefeitura está oferecendo em parceria com a Caixa Econômica Federal. No processo de seleção serão considerados a disponibilidade de unidades habitacionais em cada bairro e o enquadramento por faixa de renda.


O que é Carta de Crédito Associativa?
Trata-se de plano de financiamento, em grupo, para aquisição de imóvel na planta ou em construção.

Como a Caixa seleciona as Construtoras e os projetos?
Analisando criteriosamente o cadastro das Construtoras, avaliando sua segurança financeira e capacitação técnica, garantindo, assim, um produto de qualidade. Do mesmo modo são analisados os projetos, bem como suas especificações para que sejam adequados ao local onde será construído e que seu preço corresponda ao valor de mercado.

Como é amortizado o financiamento?
A forma de cálculo da prestação édefinida pelo Sistema de Amortização. Pode-se contratar financiamentos por dois sistemas:

Sistema de Amortização Crescente - SACRE:

O sistema SACRE foi desenvolvido com o objetivo de permitir maior amortização do valor de financiamento, reduzindo, simultaneamente, a parcela de juros do saldo devedor. Verifica-se que a partir de determinado período do financiamento o valor do encargo mensal começa a diminuir.

Sistema Francês de Amortização - Tabela Price
:
Pela Tabela Price, o comprador começa a pagar seu imóvel com parcelas mensais mais baixas que as do Sacre. Ao longo do contrato, no entanto, as parcelas sobem progressivamente, superando, e muito, as dos demais sistemas. Na Tabela Price, as prestações e o saldo devedor são corrigidos mensalmente pela TR. A amortização inicial dos juros nesse sistema é menor, fazendo com que apenas a partir da metade do número de anos estabelecido em contrato comece a ser reduzido o saldo devedor do comprador.

Sistema de Amortização
Prazo de Financiamento
Comprometimento de Renda
SACRE
Até 300 meses
Até 30%
Price
Até 240 meses
Até 25%


O que é Encargo Mensal?
É o somatório das prestações de Amortização e Juros (A+J) + Prêmios de Seguro (Morte e Invalidez Permanente - MPI e Danos Físicos ao Imóvel - DFI) + Taxa de Risco de Crédito + Taxa de Administração. O encargo mensal será recalculado anualmente na mesma data de assinatura do Contrato nos dois primeiros anos. A partir do terceiro ano, poderão a vir a ser recalculadas trimestralmente, em caso de desequilíbrio econômico financeiro do Contrato. Na data da assinatura do Contrato será aberta, em nome do comprador, Caderneta de Poupança - Operação 012, com o valor total do financiamento pretendido. A cada etapa de obra concluída, de acordo com o percentual executado do cronograma físico-financeiro, são debitadas as parcelas devidas a Construtora. Por ser uma Caderneta de Poupança, apesar de vinculada ao financiamento, o comprador terá direito ao crédito mensal de rendimentos sobre o saldo existente no mês. Esses rendimentos poderão ser utilizados para compor o valor dos encargos mensais devidos no período da obra.

O que é Saldo Devedor?
Capital atualizado mensalmente e que serve como base para cálculo do valor a ser pago a título de juros. Ao longo do período de financiamento, o comprador pagará pelo custo do dinheiro emprestado e não pelo valor do bem financiado. O custo final do financiamento será superior ao preço do bem devido à incidência de juros no saldo devedor, que atualmente é corrigido mensalmente pelo mesmo índice aplicado as contas do FGTS.
Qual a taxa de juros do financiamento?
6% ao ano + TR

Como poderei utilizar recursos do FGTS?
O Conselho Curador do FGTS impõe algumas condições para liberação de saldo de conta do FGTS:

  • Não ser promitente comprador ou proprietário de imóvel residencial financiado no Sistema Financeiro da Habitação - SFH em todo território nacional. Não é considerado promitente comprador ou proprietário aquele que detenha fração ideal igual ou inferior a 40%;
  • Comprovar contribuições de três anos sob o regime do FGTS, sendo considerado a soma de todos os períodos, consecutivos ou não, trabalhados sob o regime, em uma ou mais empresas. O saldo de conta FGTS poderá ser utilizado, desde que as prestações do financiamento estejam rigorosamente em dia, para:
  • Redução do valor de financiamento;
  • Amortizações Extraordinárias: poderão ser feitas após o imóvel estar pronto, a qualquer tempo, com o objetivo de reduzir o valor do encargo mensal ou prazo remanescente do Contrato;
  • Liquidação Antecipada do Saldo Devedor

VOLTAR
SUBIR
 

Copyright © 2003 Secretaria Municipal de Habitação
Centro Administrativo São Sebastião - CASS
Av. Afonso Cavalcanti, 455, 4º andar, Bloco B, Cidade Nova, Estácio
Cep: 20.211-110 - Rio de Janeiro - RJ