Coordenadoria
Geral de Gestão
Habitacional

 
Clique aqui e inscreva-se em um dos financiamentos habitacionais que a Prefeitura está oferecendo em parceria com a Caixa Econômica Federal. No processo de seleção serão considerados a disponibilidade de unidades habitacionais em cada bairro e o enquadramento por faixa de renda.
Programa de Arrendamento Residencial (PAR)
Crédito Associativo
Novas Alternartivas
 

Atendimento ao Público
Coordenadoria Geral de Gestão Habitacional
------------------------------------------
Rua Afonso Cavalcanti 455, Bloco B, 4º andar, Cidade Nova, Estácio - Cep: 20.211- 901
------------------------------------------
Telefones: 2293-8963 / 2503-4020
------------------------------------------
e-mail: gestaohabitacional@rio.rj.gov.br


A Coordenadoria Geral de Gestão Habitacional (CGGH) foi criada na Secretaria Municipal de Habitação (SMH) com o objetivo de propor e planejar Políticas Habitacionais para ocupação ordenada do solo urbano. Tendo como foco o atendimento prioritário à população de baixa renda, o setor tem a atribuição de integrar a Política Habitacional do Município com outros órgãos e instituições; negociar áreas dos governos municipal, federal ou estadual para implantação de programas habitacionais; identificar vazios urbanos infra-estruturados, onde possam ser produzidas novas habitações, além de elaborar estudos e projetos para baratear a construção de moradias.

O setor é formado pela Coordenadoria Habitar-Rio, a Coordenação de Fomento, a Gerência de Novas Alternativas e a Gerência de Habitação de Interesse Social.

A Coordenadoria Habitar-Rio tem a competência de incrementar a produção de moradias para baixa renda, além de desenvolver projetos habitacionais a serem implantados na interseção entre as áreas formais e informais da cidade.

A Coordenação de Fomento promove e supervisiona projetos habitacionais junto aos agentes financeiros, identificando alternativas de financiamento para produção de moradias.

A Gerência de Novas Alternativas elabora diagnósticos e estudos para implantação de projetos habitacionais voltados para os que ganham de 3 a 6 salários mínimos nas áreas centrais da cidade.

A Gerência de Habitação de Interesse Social planeja e coordena os projetos de produção de moradias as famílias com renda mensal de 0 a 3 Salários Mínimos.

Entre os projetos que estão sendo executados pela Coordenadoria Geral de Gestão Habitacional destaca-se a requalificação urbana com a construção de unidades habitacionais em Marechal Hermes e na Zona Portuária, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Em parceria com o Ministério das Cidades, através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), o setor está implantando novas moradias em áreas dotadas de infra-estrutura, em terrenos remanescentes dos programas já implementados pela SMH.

A Coordenadoria Geral de Gestão Habitacional está elaborando o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), com o apoio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e do Programa Habitar Brasil/BID (HBB/BID). O Plano tem o objetivo de conceber estratégias para a implantação de uma nova ação habitacional na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo a área pública e a iniciativa privada.


VOLTAR
SUBIR
 

Copyright © 2003 Secretaria Municipal de Habitação
Centro Administrativo São Sebastião - CASS
Av. Afonso Cavalcanti, 455, 4º andar, Bloco B, Cidade Nova, Estácio
Cep: 20.211-110 - Rio de Janeiro - RJ