A Coordenadoria Geral de Gestão Habitacional (CGGH) foi criada na Secretaria Municipal de Habitação (SMH) com o objetivo de propor e planejar Políticas Habitacionais para ocupação ordenada do solo urbano. Tendo como foco o atendimento prioritário à população de baixa renda, o setor tem a atribuição de integrar a Política Habitacional do Município com outros órgãos e instituições; negociar áreas dos governos municipal, federal ou estadual para implantação de programas habitacionais; identificar vazios urbanos infra-estruturados, onde possam ser produzidas novas habitações, além de elaborar estudos e projetos para baratear a construção de moradias.
O setor é formado pela Coordenadoria Habitar-Rio, a Coordenação de Fomento, a Gerência de Novas Alternativas e a Gerência de Habitação de Interesse Social.
A Coordenadoria Habitar-Rio tem a competência de incrementar a produção de moradias para baixa renda, além de desenvolver projetos habitacionais a serem implantados na interseção entre as áreas formais e informais da cidade.
A Coordenação de Fomento promove e supervisiona projetos habitacionais junto aos agentes financeiros, identificando alternativas de financiamento para produção de moradias.
A Gerência de Novas Alternativas elabora diagnósticos e estudos para implantação de projetos habitacionais voltados para os que ganham de 3 a 6 salários mínimos nas áreas centrais da cidade.
A Gerência de Habitação de Interesse Social planeja e coordena os projetos de produção de moradias as famílias com renda mensal de 0 a 3 Salários Mínimos.
Entre os projetos que estão sendo executados pela Coordenadoria Geral de Gestão Habitacional destaca-se a requalificação urbana com a construção de unidades habitacionais em Marechal Hermes e na Zona Portuária, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Em parceria com o Ministério das Cidades, através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), o setor está implantando novas moradias em áreas dotadas de infra-estrutura, em terrenos remanescentes dos programas já implementados pela SMH.
A Coordenadoria Geral de Gestão Habitacional está elaborando o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), com o apoio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e do Programa Habitar Brasil/BID (HBB/BID). O Plano tem o objetivo de conceber estratégias para a implantação de uma nova ação habitacional na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo a área pública e a iniciativa privada.
|
VOLTAR |
SUBIR |
|
|