Morar Sem Risco
 

Atendimento ao Público
Gerência do Programa Morar Sem Risco
------------------------------------------
Praça Pio X 119, 2º andar, Candelária, Centro - Cep: 20010-490

------------------------------------------
Telefones: 2588-9125, (telefax) 2588-9196
------------------------------------------
e-mail: msemrisco@pcrj.rj.gov.br



O Programa Morar Sem Risco atua na transferência e reassentamento em local seguro de famílias removidas de áreas de risco. A ocupação, o desconhecimento dos critérios técnicos de construção e a agressão ao meio ambiente colocam em risco a vida destas famílias.

Nos últimos 9 anos, o Morar Sem Risco reassentou cerca de 12.639 famílias (52,5 mil pessoas) que moravam em locais de risco, principalmente embaixo de viadutos. O Programa também teve atuação significativa nos reassentamentos do Favela-Bairro; na remoção das famílias que viviam em áreas irregulares na construção da Linha Amarela; no reassentamento das famílias que viviam nas margens do Rio Faria Timbó, de Manguinhos até Coelho Neto (passando por Bonsucesso, Inhaúma e Engenho da Rainha); no projeto de macrodrenagem da Bacia de Sepetiba e no reassentamento das famílias que viviam em áreas de risco na comunidade Rio das Pedras e nas margens do Canal do Anil, dentro do projeto de macrodrenagem da Bacia de Jacarepaguá.

Condomínio jardim Anil, em Jacarepaguá, onde foram reassentadas 206 famílias que moravam na beira do Canal do Anil (Jacarepaguá)

A maioria da população removida foi reassentada nos locais mais próximos da antiga moradia, em casas construídas pela prefeitura, dotadas de luz, redes de água e esgoto. Para reassentar esta população, a Prefeitura construiu empreendimentos habitacionais em Bonsucesso, Caju, Inhaúma, Penha, Pilares, Costa Barros, Vargem Pequena, Jacarepaguá, Campo Grande, Guaratibae Catete. Assim foram mantidos os vínculos sociais, econômicos e afetivos dos moradores com o local onde residiam. Eles receberam da Prefeitura casas evolutivas, que podem ser ampliadas.

Empreendimento Habitacional Portus (Costa Barros) - local onde foram reassentadas as famílias que viviam embaixo de viadutos e as que ocupavam áreas irregulares ao longo da Linha Amarela  

Além das casas construídas para o reassentamento, o programa também oferece o auxílio habitacional. A iniciativa permite que a família possa comprar outro imóvel em local seguro, vistoriado por técnicos da Prefeitura. A outra alternativa é o lote urbanizado e o kit contendo material de construção, no qual o morador constrói a sua moradia, sob a supervisão de engenheiros ou arquitetos da Prefeitura.

Vila Pinheiros, em Bonsucesso, local onde foram reassentadas as famílias que viviam na margem do rio Faria Timbó e embaixo dos viadutos da Figueira de Melo (São Cristóvão), Noel Rosa (Vila Isabel), Ana Nery (Triagem e Santo Cristo)

VOLTAR
SUBIR
 

Copyright © 2003 Secretaria Municipal de Habitação
Centro Administrativo São Sebastião - CASS
Av. Afonso Cavalcanti, 455, 4º andar, Bloco B, Cidade Nova, Estácio
Cep: 20.211-110 - Rio de Janeiro - RJ