Prefeitura investe R$ 12,1 milhões na urbanização de áreas carentes do Grajaú - 04/12/2009

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com a Caixa Econômica Federal, iniciou as obras de urbanização e infraestrutura do Programa Pró-Moradia, no valor de R$ 12,1 milhões, nas comunidades Parque JK, Parque João Paulo II, Nova Divineia e Borda do Mato, áreas vizinhas no Grajaú. O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, lançaram as intervenções na última quarta-feira (2 de dezembro), na comunidade Parque João Paulo II, na rua Sá Viana, em frente à creche municipal.

As melhorias beneficiarão 5.366 moradores e abrangem complementação das redes de água, esgoto e drenagem; construção de estação elevatória de água; pavimentação de ruas; implantação de áreas de lazer e paisagismo, sistema de coleta de lixo, iluminação pública; e construção de um centro esportivo com campo de futebol, quadra e vestiários.

Existe ainda a previsão de reassentamento de 168 famílias que se encontram em áreas de risco e da implantação de marco limítrofe para
evitar a expansão. Cerca de 30% dos investimentos serão destinados para as obras de contenção de encostas que serão executadas na pedreira do Parque JK. A previsão é de que as obras durem cerca de 12 meses nas quatro comunidades.

Além dos R$ 12,1 milhões em obras nas áreas carentes do Grajaú, através do Programa Pró-Moradia, a Secretaria Municipal de Habitação está investindo cerca R$ 100 milhões na urbanização das comunidades Azevedo Lima e Santos Rodrigues (Rio Comprido), Vila Catiri (Bangu), Vila João Lopes (Realengo), Parque Alegria (Caju), Areal (Guaratiba), Guarabu (Ilha do Governador) e Rio das Pedras (Jacarepaguá).