Prefeitura lança mais uma etapa de obras na Colônia Juliano Moreira com investimento de R$ 28,5 milhões - 24/11/2009
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação, anuncia nesta terça-feira (24/11), às 11, o lançamento das obras de mais uma etapa do projeto de revitalização da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. O investimento é de R$ 28,5 milhões. A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que tem o objetivo de transformar a Colônia em um novo bairro, preservando a área verde e a qualidade ambiental. O trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação abrange, nesta etapa, urbanização, implantação de infraestrutura e construção de edificações. A Colônia é uma área histórica e todas as intervenções serão acompanhadas por um arqueólogo.

Nesta fase, as ações vão beneficiar 5.328 pessoas. As intervenções abrangem pavimentação de ruas; implantação de infraestrutura nas avenidas Sampaio Correa e Adauto Botelho; saneamento básico com 1.332 ligações domiciliares de água e 1.332 ligações domiciliares de esgoto; implantação de redes de drenagem, iluminação pública, sistema de coleta de lixo; obras de contenção; construção de áreas de esporte e lazer; criação de seis praças e de um terminal de ônibus; e colocação de placas com nomes de ruas. Estão previstas a urbanização da comunidade Antiga Creche e a construção de 51 unidades habitacionais para reassentamento das famílias que moram nas margens dos rios Areal e Engenho Novo, onde será construída uma ponte para passagem para veículos.

A Colônia Juliano Moreira tem 7 milhões e 800 mil metros quadrados – equivalente à área do bairro de Copacabana – e passará por uma série de intervenções com recursos do PAC, no valor de R$ 100 milhões – sendo R$ 70 milhões da União e R$ 30 milhões da Prefeitura. Além das obras de urbanização, estão programadas a regularização fundiária da área e a construção de 1.665 moradias. Também está prevista a preservação da memória local com a recuperação do aqueduto e do centro histórico, onde será criado o Museu Bispo do Rosário, no antigo Pavilhão 1.

Devido à extensão, as intervenções na Colônia Juliano Moreira são divididas por etapas e por setores. Atualmente, a Prefeitura já realiza obras no valor de R$ 17 milhões que incluem urbanização, canalização e retificação de rios, implantação de infraestrutura e construção de uma creche na comunidade Entre Rios. A antiga Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, localizada no Núcleo Histórico, já foi restaurada.

A Colônia Juliano Moreira foi fundada no início do século XX para abrigo e tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos. O local já abrigou cerca de 5 mil internos. Arthur Bispo do Rosário, falecido em 1989, foi um destes pacientes. Ele morou na Colônia durante cerca de 50 anos e ali produziu sua obra, tornando-se um artista plástico reconhecido internacionalmente. Hoje, a Colônia Juliano Moreira possui 400 pacientes residentes, todos com mais de 70 anos
.