A Prefeitura do Rio vai demolir, neste sábado (07/03), às 9h, cômodos irregulares internos e externos construídos por ocupantes do prédio onde funcionava o antigo restaurante Silvestre, localizado no Parque Nacional da Tijuca, em Santa Teresa. Com as presenças do prefeito Eduardo Paes e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, os secretários municipais de Habitação, Jorge Bittar, e de Assistência Social, Fernando William, vão entregar um termo de compromisso às 18 famílias das 20 que desocuparam o local na semana passada. Uma deficiente visual foi alojada em instituição para portadores de necessidades especiais e outro morador desistiu do auxílio, alegando possuir moradia própria. O documento garante o auxílio aluguel mensal no valor de R$ 250,00, até a inclusão das famílias em projetos habitacionais da Prefeitura. Estarão presentes ainda o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o secretário Rodrigo Bethlem, da Ordem Pública, e o chefe do Parque da Tijuca, Ricardo Calmon. O imóvel será entregue ao Ibama, responsável pela administração do parque.
Desde a década de 70, o restaurante Silvestre, de propriedade particular, está desativado e há nove anos o prédio de dois andares foi ocupado pelas famílias. A Prefeitura buscou uma solução de moradia para os ocupantes, que viviam em condições insalubres, ao mesmo tempo em que garantiu a preservação daquela parte do Parque Nacional da Tijuca, área de proteção ambiental. As 18 famílias foram incluídas no Projeto Auxílio Aluguel até o reassentamento, que será feito pela Secretaria Municipal de Habitação. Neste período, elas serão atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com acompanhamento social e inserção em seus projetos.
O restaurante fica na desativada Estação Silvestre do Trem do Corcovado. Para evitar novas invasões, o Ibama vai destacar seguranças para o local.
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, s/n, Santa Teresa (seguir os trilhos do bonde até o final da rua; o prédio fica logo após a Estação Silvestre).