Prefeitura demoliu cômodos irregulares erguidos em restaurante desativado - 09/03/2009
A Prefeitura do Rio demoliu, neste sábado (07/03), cômodos irregulares internos e externos construídos por ocupantes do prédio onde funcionava o antigo restaurante Silvestre, localizado no Parque Nacional da Tijuca, em Santa Teresa. Com as presenças do prefeito Eduardo Paes e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, os secretários municipais de Habitação, Jorge Bittar, e de Assistência Social, Fernando William, entregaram um termo de compromisso a 18 das 20 famílias que desocuparam o local na semana passada. Uma deficiente visual foi alojada em instituição para portadores de necessidades especiais e outro morador desistiu do auxílio, alegando possuir moradia própria.

O documento garante o auxílio aluguel mensal no valor de R$ 250,00, até a inclusão das famílias em projetos habitacionais da Prefeitura. O imóvel foi entregue ao Ibama, responsável pela administração do parque. Desde a década de 70, o restaurante Silvestre, de propriedade particular, está desativado e há nove anos o prédio de dois andares foi ocupado pelas famílias.

A Prefeitura buscou uma solução de moradia para os ocupantes, que viviam em condições insalubres, ao mesmo tempo em que garantiu a preservação daquela parte do Parque Nacional da Tijuca, área de proteção ambiental. “Abrimos o diálogo com as famílias e todas concordaram com nossa proposta”, afirmou Bittar. Segundo o secretário, desde sábado os moradores recebem o benefício, para ter uma moradia provisória enquanto a secretaria constrói as casas. “O termo de compromisso explicita o direito de cada família de ter acesso à nova moradia”, concluiu Bittar.

Nesse período, elas serão atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com acompanhamento social e inserção em seus projetos. O prefeito Eduardo Paes explicou que a Prefeitura vai impedir as ocupações irregulares e, ao mesmo tempo, trabalhar na construção de moradias. O restaurante fica na desativada Estação Silvestre do Trem do Corcovado. Para evitar novas invasões, guardas do parque fazem a vigilância do local desde a saída das famílias
.