Prefeitura dá início a obras de urbanização em comunidades da Zona Oeste - 18/05/2009
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, deram início nesta segunda-feira (18/5) às obras de complementação da urbanização nas comunidades Areal (Guaratiba), Vila Catiri (Bangu) e Vila João Lopes (Realengo), um investimento de R$ 20.408.214,00. Financiadas pelo Programa Pró-Moradia, da Caixa, com recursos do FGTS, as obras preveem implantação de redes de água, esgoto e drenagem, pavimentação e iluminação pública.

Em Vila Catiri, com R$ 3.985.816,06 do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), também serão construídas 117 moradias para realocar as famílias que hoje moram às margens do rio Sarapuí. Durante a visita às comunidades, dentro da Prefeitura Itinerante na Zona Oeste, o prefeito Eduardo Paes destacou a necessidade de investimentos na região e afirmou que as obras não correm risco de parar, como ocorreu antes, pois a verba está garantida.

Segundo o secretário Jorge Bittar, como os recursos são provenientes de impostos dos moradores, as obras pertencem a eles. “Queremos que vocês fiscalizem a continuação das obras que a comunidade espera há muito tempo”, afirmou. Em Areal, o investimento será de R$ 4.818.911,57. Serão beneficiados 746 domicílios. Além das obras de saneamento básico, estão previstas a complementação da pavimentação da Estrada General Pessoa Cavalcanti, que dá acesso à comunidade, e a canalização do córrego que atravessa a localidade, afluente do Rio Cabuçu. A previsão de duração das obras é de 8 meses.

Na Vila Catiri, além da construção de 117 moradias para reassentamento, serão investidos R$ 6.274.113,00 na complementação das obras de infraestrutura e na abertura da Via Canal, localizada nas margens do Rio Sarapuí. Serão beneficiados 1.587 domicílios e as obras terão a duração de 12 meses.

Na Vila João Lopes, as obras no valor de R$ 5.329.374,00 incluem também a construção de uma creche, uma quadra poliesportiva e da sede para a Associação de Moradores, além da implantação da Praça João Lopes, no centro da comunidade.

Segundo Jorge Bittar, “a história de Vila João Lopes vai mudar a partir de hoje”. O secretário lembrou que a comunidade não tem uma área de lazer. Com duração prevista de 15 meses, as obras vão beneficiar 988 domicílios