Prefeitura licencia 46 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida no Rio e assina contrato com a Caixa para a construção imediata de 4.919 unidades - 10/11/2009
A Prefeitura está anunciando hoje, no Palácio da Cidade, o licenciamento para a construção de 46.593 moradias populares do Programa Minha Casa, Minha Vida no Rio. Na ocasião, a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal vão assinar os contratos para início imediato das obras de 4.919 unidades habitacionais em 12 empreendimentos destinados a famílias que ganham até três salários mínimos, num investimento de R$ 250,7 milhões. O evento conta com as presenças do prefeito Eduardo Paes; da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; do secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar; do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias e do vice-presidente da Caixa, Jorge Hereda.

Do total de unidades licenciadas pela Prefeitura, 27.294 unidades ficarão em 11 bairros da cidade e serão para famílias com renda até três salários, outras 19.299 estão em 20 bairros e são destinadas para as que ganham de três a dez salários.

Os empreendimentos com contratos assinados hoje ficarão em Santa Cruz, Senador Camará e Campo Grande. Com custo médio de R$ 51 mil e prestações de até 10% da renda (no mínimo R$ 50 por mês), os novos apartamentos terão sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os condomínios contarão com guarita, centro comunitário e área de recreação. A previsão é de que os empreendimentos fiquem prontos em 12 meses. Das 4.919 unidades, 55 serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Alguns empreendimentos que serão construídos em Santa Cruz receberão 480 famílias que hoje moram em áreas de risco e que serão reassentadas através do Programa Minha Casa, Minha Vida. O reassentamento vai beneficiar 180 famílias que hoje ocupam os conjuntos He-Man e Esqueleto, em Santa Cruz, que serão demolidos, e mais 350 famílias da comunidade Serra do Sol, localizada às margens da Avenida Brasil, também em Santa Cruz.

Coordenado no âmbito da Prefeitura pela Secretaria Municipal de Habitação, o Programa Minha Casa, Minha Vida conta com 306.490 inscritos, sendo 224.499 que ganham até três salários e 81.991 com renda superior a três mínimos.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Atendimento da Prefeitura, na Praça Pio X 119- térreo, Candelária (Centro), no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede administrativa da Prefeitura, na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Bloco B, térreo - Cidade Nova, das 9h às 16h e nos 14 postos de inscrição da SMH em diversos bairros da cidade. Na internet, os interessados também podem se cadastrar no endereço eletrônico www.rio.rj.gov.br/habitacao, no link formulário habitacional
.