Prefeitura tira dúvidas de moradores sobre obras do PAC em Manguinhos - 27/07/2009
A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), realizou neste sábado, no Ciep JK, reunião com moradores das comunidades Mandela de Pedra, Nelson Mandela e Samora Machel, no Complexo de Manguinhos, para mostrar como está o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região. O secretário Jorge Bittar e os técnicos da secretaria detalharam as intervenções e tiraram dúvidas dos moradores sobre os projetos.

As ações incluem implantação de sistemas de água, esgoto e drenagem; pavimentação de ruas; construção de creche; áreas de esporte e lazer; além de iluminação pública; arborização e coleta de lixo. Serão construídas, ainda, quatro praças: Manoel Barbosa da Costa, da Quadra e Mandela 01 e 02. Após o encontro com os moradores, Bittar e sua equipe visitam as obras nas três comunidades. Durante o evento, moradores se inscreveram no Programa Minha Casa, Minha Vida no Rio. Depois da apresentação no Ciep JK, Bittar e a equipe técnica visitaram as obras acompanhados de líderes comunitários. Além das já citadas, o PAC de Manguinhos abrange também as comunidades CHP2, Vila Turismo e Parque João Goulart/Vila União.

Com as obras de urbanização, serão construídas ainda outras creches e um posto do Programa de Saúde da Família. O investimento total é de R$ 93,3 milhões, sendo R$ 70 milhões da União e R$ 23,3 milhões do Município. As ações vão beneficiar cerca de 46 mil moradores. Está previsto ainda o reassentamento de 1548 famílias, incluindo as que estão nas margens do Rio Jacaré