Prefeitura lança Programa Minha Casa Minha Vida no Rio - 17/04/2009

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Habitação, lança nesta sexta-feira (17/04), às 11h, o Programa Municipal de Habitação - Minha Casa, Minha Vida no Rio -, em parceria com o governo federal, para famílias que ganham até 10 salários mínimos. A meta da Prefeitura é construir 100 mil moradias nos próximos quatro anos, com prioridade; subsídio; menores prazos no licenciamento das obras; isenção de impostos, análise de crédito e seguro para as que ganham até três salários mínimos - faixa que concentra 90,9% do déficit habitacional no país. Participam da cerimônia o prefeito Eduardo Paes; o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar; a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho; e a secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães.

Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes assina o termo de adesão do Município do Rio ao Programa Nacional de Habitação - Minha Casa, Minha Vida - e, junto com o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, inaugura o novo Centro de Atendimento da secretaria.

O novo posto de inscrição da Prefeitura funcionará no andar térreo na Praça Pio X, 119 - Candelária - Centro (esquina com Rua da Quitanda), das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O local substituirá o antigo posto que funcionava no terceiro andar do mesmo prédio. O novo Centro de Atendimento, instalado num espaço de 220 metros quadrados, contará com melhores instalações, 35 assentos, 20 novos computadores, distribuição de senhas e uma equipe de 20 servidores para atender os interessados em adquirir a moradia.

Além do novo Centro de Atendimento, as inscrições no plano - Minha Casa, Minha Vida no Rio - podem ser realizadas no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede administrativa da Prefeitura, na Avenida Afonso Cavalcanti, 455 - Bloco B, térreo - Cidade Nova, das 9h às 16h. Na internet, os interessados também podem se cadastrar no endereço eletrônico www.rio.rj.gov.br/habitacao, no link do formulário habitacional. A Prefeitura programa ainda a instalação de outros 15 centros de atendimento nas zonas Sul, Norte e Oeste da cidade.

Para a construção das unidades habitacionais, a Prefeitura já executa uma série de medidas como a identificação de terrenos localizados em áreas no Centro; ao longo da Avenida Brasil; nos eixos da Linha Dois do Metrô e dos ramais ferroviários da Leopoldina, Central e Zona Oeste; e na Baixada de Jacarepaguá, onde serão construídas 1.500 unidades na Colônia Juliano Moreira.