Prefeitura Itinerante visita PAC de construção de 241 moradias na Zona Norte - 11/03/2009
Dentro das ações da Prefeitura Itinerante na Zona Norte, o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, visitam nesta quinta-feira (12/03), às 16h30m, o canteiro de obras do Residencial Soeicon (Marechal Hermes), primeiro empreendimento habitacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Rio, onde serão construídas 241 moradias para famílias que ganham até três salários mínimos.

Desse total, 18 unidades serão destinadas a pessoas portadoras de necessidades especiais. As habitações ficarão num terreno de 38,3 mil m², onde está prevista a urbanização da área e a recuperação de dois prédios da antiga fábrica de cimento que funcionava no local. No total serão investidos R$ 9,8 milhões. As famílias que irão para o Residencial Soeicon são, em grande parte, provenientes da Fazenda Modelo, antigo abrigo municipal desativado em Pedra de Guaratiba para moradores de rua e desalojados de áreas de risco.

As habitações, com possibilidade de expansão, serão de quarto e sala, cozinha e banheiro. Nas edificações recuperadas, a Prefeitura planeja instalar um Posto de Saúde da Família (PSF) e realizar programas sociais de geração de trabalho e renda. No Residencial Soeicon também está prevista a criação de ruas internas; implantação de redes de água, esgoto e drenagem, coleta de lixo, iluminação pública e paisagismo. A previsão é de que a obra termine em dezembro.

Endereço do Residencial Soeicon: Rua Lourenço Marques, 70 (Marechal Hermes). Acesso: Av. Brasil (sentido subúrbio), em Deodoro, após o Corpo de Bombeiros pegar retorno para Av. Brasil (sentido Centro) e manter a pista da direita. Depois do supermercado Prezunic, entrar na primeira à direita (Rua Leocádio Figueiredo) e seguir em frente. Após a ponte sobre o Rio Acari, virar à esquerda (Rua Lourenço Marques)