Prefeitura Itinerante inicia construção de 241 moradias do PAC e de Posto de Saúde na Zona Norte (13/03/2009)
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, vistoriaram ontem (12/03), o início das obras do Residencial Soeicon, situado na Rua Lourenço Marques, 70 (Marechal Hermes), primeiro empreendimento habitacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio para famílias que ganham até 3 salários mínimos. No local serão construídas 241 moradias, sendo 18 para portadores de necessidades especiais.

Na ocasião, o prefeito antecipou a instalação – prevista para o final da obra – de um Posto de Saúde da Família (PSF) para atender aos moradores daquela região. No total serão investidos R$ 9,8 milhões. O secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, afirmou que o empreendimento será habitado por famílias de baixa renda, cadastradas pela Prefeitura. As habitações do Soeicon ficarão num terreno de 38,3 mil m², onde está prevista a urbanização da área e a recuperação de dois prédios da antiga fábrica de cimento que funcionava no local. As habitações, com possibilidade de expansão, serão de quarto e sala, cozinha e banheiro.

A Prefeitura também vai realizar no local programas sociais de geração de trabalho e renda. Segundo o secretário, a meta nos próximos 4 anos é construir 100 mil moradias destinadas principalmente para a população carente. No Residencial Soeicon também está prevista a criação de ruas internas; implantação de redes de água, esgoto e drenagem, coleta de lixo, iluminação pública; paisagismo e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A previsão é de que as obras terminem em dezembro