Notícias
Prefeitura e Caixa entregam 100 das 340 moradias do PAR a policiais do Pronasci - 21/01/2009
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), e a Caixa Econômica Federal entregaram nesta quarta-feira (21/01) 340 unidades do Condomínio Trieste (Rua Augusta Candiane S/N - Campo Grande), para famílias que ganham de R$ 980 a R$ 1.800. Desse total 100 moradias foram destinadas a policiais beneficiados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O evento contou com as presenças do ministro da Justiça, Tarso Genro, do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral, do secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, e da vice-presidente da Caixa, Clarice Coppetti. Juntos, eles fizeram a entrega simbólica da 200ª chave ao sargento da PM, José Luís da Silva, tornando o município do Rio líder no financiamento de moradias do Pronasci. Ao destacar a presença de representantes dos três níveis de governo no evento, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a questão habitacional só será resolvida com a união dos governos federal, estadual e municipal.

O secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, disse que as parcerias dos governos impulsionarão a oferta de moradias na cidade. De acordo com Bittar, a meta é construir 10 mil moradias em um ano. Desse total, 1.611 serão do PAR, sendo 431 moradias nos primeiros 100 dias. O ministro Tarso Genro afirmou que a entrega das chaves aos policiais do Pronasci integra as políticas públicas preventivas de preparação e qualificação dos policiais. O ministro aconselhou os policiais moradores do condomínio a participar do programa Bolsa Formação para obter um acréscimo de R$ 400 no salário. Além de qualificar, a bolsa oferece uma quantia suficiente para pagar a prestação de R$ 298 do imóvel, concluiu Tarso Genro.

O governador Sérgio Cabral, ao elogiar a iniciativa de financiar casas para policiais, destacou o trabalho do Pronasci de combinar políticas de direitos humanos com cidadania. Os interessados nas futuras moradias do PAR poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Habitação, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS) – Rua Afonso Cavalcanti 455, Bloco B, térreo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O cadastro também poderá ser feito na Praça Pio X, 119/3º andar – Candelária, das 9h às 17h, ou pela internet, no site da Prefeitura (www.rio.rj.gov.br/habitacao), através do “formulário habitacional”
.