Prefeitura reassenta famílias de ocupação em Santa Cruz - 15/03/2010
O secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, entrega nesta terça-feira (16/03), às 11h, 352 alojamentos para reassentamento provisório das famílias que serão transferidas da ocupação Serra do Sol, situada num terreno alagadiço em condições insalubres às margens da Avenida Brasil, em Santa Cruz. As famílias serão reassentadas em abrigos equipados com banheiro, cozinha e área de serviço, numa área dotada de infraestrutura situada na Rua Freitas Odonel, esquina com Estrada Aterrado do Leme, também em Santa Cruz. No fim do ano, estas famílias serão transferidas para moradias definitivas, que estão sendo construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida na Estrada do Palmares, no mesmo bairro.

Os 352 alojamentos provisórios são distribuídos em 22 pavilhões, cada um com 16 abrigos, numa área de 8.200 metros quadrados. Com redes de água, esgoto, drenagem e energia elétrica, os abrigos têm área de 21,6 metros quadrados. A Prefeitura investiu R$ 4 milhões na construção dos alojamentos, que, no futuro, serão utilizados em outros processos de reassentamento. No fim de 2010, as famílias da ocupação Serra do Sol serão transferidas definitivamente para apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida. As novas habitações terão sala, cozinha, dois quartos, banheiro e destinam-se a famílias que ganham até três salários mínimos. As famílias com renda mensal de um salário mínimo pagarão R$ 50,00 mensais durante dez anos.

A ocupação Serra do Sol começou em junho de 2008 com famílias que passaram a viver numa área sem infraestrutura, com esgoto a céu aberto e inadequada para ser habitada. Em janeiro de 2009, a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) cadastrou e entrevistou as famílias, e estabeleceu um diálogo com os moradores até a solução final: a construção dos abrigos provisórios até o reassentamento definitivo em moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida