Prefeitura apresenta obras do PAC aos moradores do Turano - 08/06/2009
A Secretaria Municipal de Habitação (SMH) apresentou, neste sábado, dia 6, aos moradores do Complexo do Turano as intervenções previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a região, como parte do evento Turano – Bem-Viver, promovido pela SMH em parceria com a Comlurb e a Universidade Estácio de Sá. O evento marcou o início das ações de inclusão social no local e fez parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente, (5/6).

Os moradores também puderam se inscrever no programa da SMH Minha Casa, Minha Vida no Rio, para aquisição de moradia. A programação incluiu diversas atividades na Comunidade da Matinha (Rua Aureliano Portugal), como brincadeiras para as crianças, orientação jurídica, vocacional e nutricional, prevenção de doenças e palestras sobre a preservação do meio ambiente.

O evento teve ainda a participação do grupo teatral da Comlurb “Chegando de Surpresa”, que fez uma performance para alertar os moradores sobre os riscos de se jogar lixo no chão. Segundo o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, "é a retomada de uma obra praticamente paralisada, há tempos, e que representa a união entre o governos federal, estadual e a Prefeitura, não apenas fornecendo infraestrutura às comunidades, mas também investindo no aspecto social". Com investimentos de R$ 36.332.483,46, as intervenções urbanísticas e sociais do PAC no Turano vão beneficiar as comunidades de Pantanal, Rodo, Bispo, Matinha, Sumaré, Liberdade e Chacrinha.

Nessas áreas, estão sendo executadas obras de pavimentação de ruas, implantação de sistemas de água, esgoto, drenagem, áreas de lazer e iluminação; contenção de encosta; e paisagismo. Entre as ações de inclusão social, a construção de duas creches e instalação de um Posto de Saúde da Família (PSF), além de oficinas e palestras sobre organização comunitária, geração de renda e educação ambiental e sanitária