Prefeitura inaugura obras do PAC e Espaço de Desenvolvimento Infantil Dra. Zilda Arns em Jacarepaguá - 25/01/2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes inauguram nesta segunda-feira (25/01), às 16h30, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Dra. Zilda Arns para 150 crianças – em homenagem à medica sanitarista, morta no terremoto no Haiti -, praça, quadra poliesportiva, campo de futebol e obras de urbanização e infraestrutura na comunidade Entre Rios, na Colônia Juliano Moreira (Jacarepaguá). As intervenções são parte do conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), executadas pela Prefeitura no local, através da Secretaria Municipal de Habitação (SMH). A iniciativa tem o objetivo de transformar a Colônia em um novo bairro, preservando a sua área verde e a qualidade ambiental.

Devido à extensão, as intervenções previstas na Colônia Juliano Moreira, avaliadas em R$ 142 milhões – sendo R$ 110 milhões da União e R$ 32 milhões da Prefeitura – são divididas por etapas e por setores. Na comunidade Entre Rios as obras, no valor de R$ 17 milhões, incluem também canalização e retificação dos rios Engenho Novo e Areal, ações em andamento. As intervenções vão beneficiar 2.187 pessoas em 613 domicílios.

Em outra área da Colônia, a SMH executa outra etapa de obras do PAC, no valor de R$ 28,5 milhões. O trabalho abrange urbanização, implantação de infraestrutura e construção de edificações. Nesta fase, as ações vão alcançar 5.328 pessoas.

A Colônia Juliano Moreira tem 7 milhões e 800 mil metros quadrados – área equivalente ao bairro de Copacabana. Além das obras de urbanização, estão programadas a regularização fundiária da área e a construção de 1.665 moradias. Também está prevista a preservação da memória local com a recuperação do aqueduto e do centro histórico, onde será criado o Museu Bispo do Rosário, no antigo Pavilhão 1. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, localizada no Núcleo Histórico, já foi restaurada.

A Colônia foi fundada no início do século XX para servir de abrigo e tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos. O local já acolheu cerca de 5 mil internos. Arthur Bispo do Rosário, falecido em 1989, foi um desses pacientes. Ele morou na Colônia durante aproximadamente 50 anos e ali produziu sua obra, tornando-se um artista plástico reconhecido internacionalmente. Hoje, a Colônia Juliano Moreira possui 480 pacientes, incluídos no programa de residência terapêutica, com ênfase no convívio familiar e social.