Realizou-se processamento técnico do acervo, com atividades voltadas para a preservação e conservação dos suportes originais, microfilmagem de todo conjunto documental, dentro dos padrões estabelecidos pela Lei n.º 5.433, de 08 de maio de 1968, e do Decreto 1.799, de 30 de janeiro de 1996, digitalização do acervo a partir dos microfilmes e descrição do conteúdo informativo com a confecção de instrumento de pesquisa.
1.2 APOIO: Programa de Apoyo al Desarrollo de Archivos Iberoamericanos (ADAI)
1.3 SITUAÇÃO DO PROJETO - As atividades foram iniciadas em 01/10/2009 e finalizadas em 31/05/2010.
Etapas a serem realizadas no projeto: Processamento técnico do acervo, com atividades voltadas para a preservação e conservação dos suportes originais, microfilmagem, digitalização a partir dos microfilmes e confecção de instrumento de pesquisa.
2.1 APOIO: Programa de Apoyo al Desarrollo de Archivos Iberoamericanos (ADAI)
2.2 SITUAÇÃO DO PROJETO: As atividades foram iniciadas em 01/08/2010, com previsão de finalização em 31/03/2011.
Instalação de um Centro de Microfilmagem na antiga cozinha e parte do refeitório situados na cobertura do prédio do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. O espaço encontrava-se desativado e passou por obras destinadas a adequá-lo às suas novas funções. O prédio do Arquivo da Cidade foi inaugurado em 1979, no governo Marcos Tamoyo, com todos os requisitos técnicos mais modernos na ocasião, com vistas a preservar a documentação produzida pela administração da cidade do Rio de Janeiro, no decorrer de quase cinco séculos. Trata-se de próprio municipal, dotado de climatização, proteção contra raios solares e poeira e malha antitrepidação. Considerando que na época da construção do prédio, apesar da consulta a especialistas brasileiros e estrangeiros, não foi previsto um centro de microfilmagem, uma vez que o uso desse suporte não estava então generalizado, propusemos a sua instalação, com o objetivo de proceder à microfilmagem de todo o acervo. O centro foi instalado e encontra-se em franca atividade, com todos os equipamentos necessários para tal fim.
3.1 APOIO: Ministério da Justiça – Secretaria de Direitos Difusos
3.2 SITUAÇÃO DO PROJETO: 2009 finalização das obras e da compra de equipamentos
O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro é uma instituição secular, criada concomitantemente à fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565, cuja trajetória é indissociável do cotidiano da urbe e de sua gente, uma vez que o acervo sob sua guarda reflete o exercício da administração da cidade. Os dados e informações sobre a evolução, os problemas, os avanços e retrocessos políticos, sociais, econômicos, urbanísticos, educacionais, etc. estão nos documentos custodiados pela instituição, demonstrando o imbricamento entre a realidade e a legislação elaborada pelos seus diferentes gestores. Os dados disponíveis no acervo foram reunidos, analisados, problematizados criticamente, dando origem a um estudo sobre o Arquivo da Cidade, à luz das transformações pelas quais passou o Rio de Janeiro nos últimos cem anos. O livro aborda o período de 1889, com a Proclamação da República, quando foi criada a Prefeitura do Distrito Federal, até os nossos dias..
4.1 APOIO: (BNDES) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social Apoio a Publicações
4.2 SITUAÇÃO DO PROJETO: Iniciado em 08/20010. Com previsão de finalização em 12/2010
O projeto visa o tratamento da série que está sendo restaurada, para garantir a conservação, rapidez no acesso, recuperação da informação e o acondicionamento dos livros em condições adequadas O conjunto documental é constituído de 1536 livros de lançamento de Imposto Predial (IPTU). Sua criação data de alvará de junho de 1808, assinado por D. João, e ficou conhecido no Brasil como Décima Urbana. O acervo fornece dados sobre as transformações dos imóveis, permitindo resgatar a evolução da construção civil na cidade do RJ. No AGCRJ estão os livros de 1808 a 1938, as informações contidas nos volumes da Décima Urbana são de importância vital para a comprovação de direitos de propriedade e também para a administração pública que constantemente solicita subsídios para o seu trabalho.
5.1 APOIO:. (BNDES) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social - Apoio a projetos de Preservação de Acervos
5.2 SITUAÇÃO DO PROJETO: Início em 2006 com previsão de término em dezembro de 2010
Dotar e capacitar o Arquivo Geral da Cidade do Rio
de Janeiro, por meio da aquisição de equipamentos, da infraestrutura necessária para armazenamento de documentos arquivísticos digitais, digitalizados e eletrônicos.
6.1 APOIO: FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
6 .2 SITUAÇÃO DO PROJETO: Prazo para execução: 30 meses