O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - órgão da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio - foi instituído em 1567, na época da fundação da cidade. Durante os séculos seguintes, acumulou os documentos oficiais produzidos pela Câmara Municipal e, no período republicano, pela Prefeitura. Atualmente, também mantém sob custódia coleções de documentos particulares de prefeitos, administradores, professores, engenheiros e personalidades da vida carioca.
O acervo do AGCRJ, formado por documentos manuscritos e impressos, fotografias, gravuras, fitas, vídeos, livros e periódicos - pode ser consultado por qualquer cidadão interessado na história da cidade ou que necessite comprovar direitos, além de fornecer subsídios para a tomada de decisões no âmbito da administração pública.
Os documentos do AGCRJ permitem a reconstituição de amplos aspectos da história da sociedade carioca e das frequentes intervenções realizadas no seu espaço físico e social, ao longo dos mais de 400 anos de evolução urbanística. Constituem, portanto, um patrimônio de valor inestimável para a afirmação da identidade cultural do povo carioca.
Visite as páginas seguintes para obter mais informações sobre o AGCRJ, sobre seu acervo documental e bibliográfico e sobre os serviços que o órgão presta à coletividade.