Publicações

A Prefeitura do Rio/Secretaria Municipal de Cultura liberou para download, a partir de 2007, no site do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, os textos publicados pelos selos Biblioteca Carioca, Memória Carioca, Concurso de Monografias Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos, Prêmio Carioca de Pesquisa e Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

A intenção é divulgar, na íntegra, as obras não disponíveis para venda, por estarem esgotadas ou por terem sido produzidas para distribuição restrita. Em breve, cerca de 50 títulos comporão a Biblioteca Virtual – Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, demonstrando que o Rio de Janeiro se transformou em importante tema de análise e reflexão para estudiosos e pesquisadores das mais diferentes áreas e tendências. Dessas ponderações resultaram estudos de grande relevância, que ajudam a aprofundar os conhecimentos sobre aspectos físicos, históricos, urbanísticos, sociais e antropológicos da cidade e de sua gente.

A democratização dessas informações, contudo, depende também da parceria dos internautas.
Portanto, lembramos que é obrigatória a indicação da referência bibliográfica em todos os casos de citação do(s) trabalho(s).

O uso indevido de criação intelectual de terceiros sujeita o autor da ação às penalidades previstas na legislação específica.